sábado, setembro 26DinhoCunha.com

Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa tem uma das mais belas vistas da região de Florianópolis. Uma das primeiras freguesias da cidade, recebeu imigrantes açorianos e mantem características e costumes que podem ser vistos facilmente.

Dentre várias destas características é possível perceber facilmente a arquitetura belíssima, tradições como a renda de bilro, a gastronomia saborosa, a religiosidade e a praia tranquila, um lugar que vale a pena passar uma tarde.

O nome do bairro é uma homenagem ao monge da Ordem Franciscana que nasceu em Portugal e foi canonizado pelo Papa gregório IX. Muitos imigrantes chegaram na região e os moradores construíam suas e se concentraram a pesca, gado e agricultura. Com a produção de farinha, açúcar e aguardente ter sido feita após os engenhos erem construídos. Desta época também vem a tradição de tecer suas roupas com algodão.

A orla é muito bonita, parte do percurso tem um deck de madeira com cadeiras e em outras um gramado com várias plantas. É possível sentar em um banco e descansar bastante curtindo a vista da região.

Existem diversos restaurantes e várias lojas que vendem artesanatos. Por ser um bairro residencial é possível aproveitar da infraestrutura presente na região como supermercados e lojas.

Bar e Restaurante Açores, localizado em um casarão do Século XVIII

A gastronomia é outro atrativo de Santo Antônio de Lisboa. Camarão, casquinha de siri, bacalhau, ostras, omeletes, tapiocas, linguiças, etc. Tem para todos os gostos e alguns dos restaurantes tem um preço justo nos pratos.

Na Praça Roldão da Rocha Pires existe a primeira rua calçada do estado de Santa Catarina, construída quando Dom Pedro II visitou a freguesia em 1845. E na praça Getúlio Vargas se tem a igreja Nossa Senhora das Necessidades.

Enfim, se está visitando a região não perca a oportunidade de conhecer Santo Antônio de Lisboa.

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades 

+ Localização

Confira mais fotos: