sábado, setembro 26DinhoCunha.com

Palácio Cruz e Sousa

O Palácio Cruz e Sousa é um belíssimo casarão que abriga atualmente o Museu Histórico de Santa Catarina. Localizado na região central de Florianópolis na praça XV de Novembro, o edifício já foi a sede do Governo do Estado.

O sobrado foi construído pelo governador Brigadeiro José da Silva Paes e por anos foi palco de vários eventos importantes como a visita dos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Durante a Revolução Federalista revolucionários tomaram o Palácio que no decorrer da história teve vários outros acontecimentos dentro suas paredes. Foi nele que ocorreu por exemplo a manifestação contra o regime militar em 1979 que ficou conhecida por Novembrada.

O Palácio Cruz e Sousa abriga o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) desde 1986.

O palácio é tombado pelo estado e pelo município e o seu nome é em homenagem ao grande poeta catarinense Cruze e Sousa, o Dante Negro, um dos precursores do simbolismo no Brasil.

O acervo do Museu Histórico de Santa Catarina consta com móveis e objetos de época divididos em salas e quartos que relembram como os moradores viviam no local. Pinturas, instrumentos musicais e objetos interessantes podem ser observados na visita ao museu.

Francisco Luiz da Gama Roza. Busto em bronze esculpido por C. Lima em 1918.

+ Visitação

Segunda a sexta-feira das 10h às 18h.
Sábado e domingo das 10h às 16h.
Ingressos: Inteira: R$ 5. Meia: R$ 2.
Entrada gratuita para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias turísticos.
Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.

+ Localização

Confira mais fotos: