Pacaembu

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu ou simplesmente Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na região central da cidade de São Paulo, no Brasil. Pertence à prefeitura da capital paulista e pode ser utilizado nas partidas de futebol pela maioria das equipes do município, por meio de pagamento de aluguel. O Sport Club Corinthians Paulista é o time que joga com maior frequência no local, além de Santos Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras usarem eventualmente.

Estádio Paulo Machado de Carvalho

O local foi inaugurado em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, que foi recebido por enorme vaia dos paulistas por não ser benquisto depois do episódio histórico da Revolução Constitucionalista de 1932. A inauguração também contou com as presenças do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia. Foi considerado, na época, o maior e mais moderno estádio de futebol da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas.

Durante a gestão de Paulo Maluf, a concha acústica foi demolida e no seu lugar construído o “Tobogã”, uma arquibancada com capacidade para dez mil pessoas. Atualmente, a capacidade do Estádio do Pacaembu é de 40.199 pessoas

Jogo do Santos Futebol Clube

A primeira partida foi disputada um dia depois da inauguração, em 28 de abril de 1940, entre o Palestra Itália, antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o Coritiba, com vitória da equipe paulistana por 6 a 2. Como o dia foi marcado por uma rodada dupla, logo na sequência, houve uma segunda partida, entre o Corinthians e o Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital. O alvinegro paulistano venceu o mineiro por 4 a 2. O Estádio Municipal do Pacaembu leva hoje o nome do “Marechal da Vitória”, Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile. E que também foi o fundador da TV Record, dentre outros veículos de mídia , assim como presidente do São Paulo Futebol Clube, por duas oportunidades.

O estádio foi tombado pelo CONDEPHAAT, em 1998, em virtude de seu estilo Art Déco, característico da época em que foi construído.

Além do campo de futebol, o estádio abriga um conjunto poliesportivo que oferece várias atividades gratuitas para os paulistanos. Fazem parte deste conjunto a piscina, o ginásio de esportes, a quadra externa e ginásio de tênis, a pista de corrida (em volta do gramado), quadras cobertas no vão do Tobogã e uma quadra descoberta. O conjunto há anos recebe as finais dos Jogos Estudantis organizado pela Prefeitura de São Paulo e pela FEDEESP.

Dia de chuva em jogo no Pacaembu

Desde o ano de 2008, existe no interior do estádio o Museu do Futebol, uma homenagem à cidade onde foi introduzido o esporte bretão no Brasil por meio do paulista Charles Miller – descendente de ingleses e escoceses – e que é homenageado com o nome da praça em frente ao estádio.

texto: Wikipédia

Confira mais fotos:

MEU PAYPAL

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

7,808FãsCurtir
29,981SeguidoresSeguir
4,846SeguidoresSeguir

YOUTUBE

LIVE CAMS

Flirt4Free | Free 120 Credits | Chat Live NowHunt For Daddies NowLIVE CHAT - GO TO ROOM120 Free Credits!Let The Hunt BeginChat Now!
ArabicChinese (Simplified)DanishDutchEnglishFrenchGermanGreekHebrewHindiIndonesianItalianJapaneseKoreanLuxembourgishMalayNorwegianPersianPolishPortugueseRussianSpanishSwedishThaiTurkishUkrainian