terça-feira, novembro 24DinhoCunha.com

Vila Belmiro

Um dos templos do futebol mundial, a Vila Belmiro, é o estádio do Santos Futebol Clube e está localizado na cidade de Santos no litoral de São Paulo. Foi construída em 1916 e palco de muitos dos lances magistrais do Rei Pelé.

Atualmente é um dos mais antigos estádios do Brasil e o seu nome oficial é Urbano Caldeira, uma homenagem feita em 1933 a um dos maiores benfeitores do clube. Tem como característica ter um dos melhores gramados brasileiros para se praticar futebol. 

Logo após sua fundação em 1912, o Santos Futebol Clube realizava os treinos em um campo localizado no Bairro do Macuco e os jogos eram disputados em um terreno onde hoje está a Igreja do Coração de Maria na Avenida Ana Costa. Vários clubes da cidade utilizavam este campo então os dirigentes resolveram procurar terrenos na cidade para a construção de um estádio.

Em maio de 1916 foi aprovada a compra de uma área de 16.500 metros quadrados no bairro da Vila Belmiro, e no dia 12 de outubro de 1916 o estádio foi inaugurado. A primeira partida ocorreu dez dias depois em um jogo que o Santos venceu por 2×1 o Ypiranga com gols de Millon e Jarbas.

+ Localização

Confira mais fotos: