sábado, setembro 26DinhoCunha.com

Presépio Napolitano de São Paulo

Um dos mais interessantes presépios do mundo está localizado no Museu de Arte Sacra de São Paulo, trata-se do Presépio Napolitano de São Paulo, instalação que soma mais de 1.600 peças do século XVIII entre esculturas e acessórios produzidos em diversos materiais.

Francisco Matarazzo Sobrinho foi quem trouxe a obra em 1949 para o Brasil e ela encontra-se atualmente exposta em uma sala do Mosteiro da Luz mas foi aberta para visitação pública em 1950 na galeria Prestes Maia em uma exposição que durou cerca de onze meses. 

Após ficar cinco anos armazenado na Metalúrgica Matarazzo o presépio foi transferido para o antigo Pavilhão do Folclore no Parque do Ibirapuera onde permaneceu até meados dos anos oitenta. Devido ao risco proporcionado pelas condições do local ao acervo ele foi transferido para o Mosteiro da Luz.

No final da década de noventa foi posto novamente em exposição pública em condições que garantem a sua adequada manutenção e conservação. O local recebe milhares de visitantes por ano e o ambiente mantém uma temperatura climatizada para que os itens tenham perfeita preservação.

Essa belíssima remontagem de uma vila napolitana setecentista é um dos lugares em que não se pode deixar de visitar quando estiver na capital paulista.

+ Localização

Confira mais fotos: