terça-feira, novembro 24DinhoCunha.com

Morumbi

O Morumbi, Estádio Cícero Pompeu de Toledo, é um dos mais famosos estádios de futebol do Brasil e sede do São Paulo Futebol Clube. Já recebeu diversos jogos da Seleção Brasileira e foi palco de vários títulos importantes de diversos clubes.

O São Paulo adquiriu em 1944 o Canindé por cerca de Cr$ 12.000.000,00 mas este era basicamente utilizado como sede social e de treinamentos. Posterior a esta época surgiu a idéia de se ter uma área maior para a construção de um grande estádio e este sonho começou a acontecer inicialmente pensando na área onde se encontra atualmente o Parque do Ibirapuera mas o então vereador Jânio Quadros impediu que o clube recebesse a área da prefeitura.

Então o novo local escolhido foi na região praticamente desabitada do Morumbi que se encontrava em processo de loteamento imobiliário. O terreno foi doado no dia 4 de Agosto de 1952 e foi lançada a campanha pró Construção do Morumbi. 

Parte do dinheiro da venda do Canindé para a Portuguesa de Desportos em 1956 foi destinada a compra de materiais de construção e a receita que o clube conseguiu no período também tinha este fim, as obras haviam sido iniciadas em 1953.

O projeto do estádio do Morumbi foi criado pelo arquiteto Vilanova Artigas.

+ Localização

Confira mais fotos: