sábado, outubro 18DinhoCunha.com

Bairro da Liberdade

Um dos bairros mais visitados por turistas na cidade de São Paulo, a Liberdade está localizada em parte do Distrito da Sé e tem como característica ser um reduto da comunidade japonesa da cidade.

No ano de 1912 iniciou a presença japonesa no bairro quando imigrantes começaram residir em imóveis da região da Rua Conde de Sarzedas, os preços eram atrativos e por ser um bairro central facilitava o deslocamento para onde trabalhavam. 

Somente no final da década de sessenta é que o bairro começou a ter uma mudança mais significativa quando o Cine Niterói mudou para a esquina da Avenida Liberdade com a Rua Barão de Iguape onde hoje se encontra o Hotel Barão Lu. 

Posteriormente a rua Conselheiro Furtado foi alargada e construída a Estação de Metrô da Liberdade, muitos japoneses deixaram de residir na região mantendo alí somente os seus estabelecimentos comerciais. O Bairro deixou de ser um reduto exclusivo dos japoneses e passou a ser procurado por chineses e coreanos.

Tornou-se um bairro oriental de São Paulo com lojas, restaurantes e muitos outros atrativos. A praça da Liberdade é utilizada como palco de manifestações culturais, artistas e cantores e tem dentre outros pontos turísticos a Feira da Liberdade, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e os Templos Busshinji Comunidade Soto Zen Shu e o Quannin do Brasil.

+ Localização

Confira mais fotos: