quarta-feira, outubro 21DinhoCunha.com

Parque da Independência

Localizado no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo o Parque da Independência abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, Jardins e a Casa do Grito e faz parte do patrimônio histórico brasileiro.

Um enorme jardim em estilo francês é um excelente local para passar algumas horas relaxando ou observando as plantas e construções do local. Lindas topiarias e azaléias fazem o limite dos canteiros repletos de rosas que forma em conjunto com o museu uma paisagem interessante na capital.

São 184.830 m² de área total do parque divididas em uma área gramada, um bosque, uma de piso impermeável, uma fonte, edificações e um córrego. Possui capacidade para mais de mil pessoas, estacionamento, bancos, sanitário, bebedouros, bicicletário e até um heliponto.

No bosque além de várias espécies de guapuruvu, pau-ferro, sapucaí, figueira e cedros existem diversos animais como periquito-verde, bem-te-vi, sabiá, tico-tico, coruja, gambás entre outros, muitos atraídos pelas árvores frutíferas presentes na região.

O Museu do Ipiranga tem um acervo com mais de 125 mil artigos entre objetos e documentos do século XVI até meados do século XX que mostram boa parte da sociedade brasileira neste período. Este acervo surgiu da coleção pessoal do coronel Joaquim Sertório que em 1890 foi adquirida pelo Conselheiro Francisco de Paula Mayrink e este doou com outras obras ao governo do Estado, o acervo é tombado pelo IPHAN.

Uma das obras mais conhecidas do museu é o quadro de 1888 de Pedro Américo, “Independência ou Morte”. O projeto do edifício foi idealizado pelo italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, tem 123 metros de comprimento e 16 metros de profundidade baseado em um palácio renascentistas mas com elementos ecléticos.

Museu do Ipiranga

Já os jardins foram executados pelo paisagista belga Arsênio Puttemans em 1909 que foi substituído na década de 1920 pelo projeto do alemão Reinaldo Dierberger, que em sua maior parte continua até a atualidade.

O Monumento à Independência do Brasil que popularmente é conhecido como o Altar da Pátria ou simplesmente o Monumento do Ipiranga é um conjunto formado em bronze e granito às margens do riacho do Ipiranga no local em que D. Pedro I proclamou a independência de Portugal em 7 de Setembro de 1822.

A obra é uma idealização em conjunto dos italianos Ettore Ximenes e Manfredo Manfredi em homenagem ao primeiro centenário da Independência em 1922, mas somente quatro anos após essa data foi concluído. Na cripta se tem a Capela Imperial que foi erguida em 1952 e abriga os restos mortais de Dom Pedro I, da Imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo e da Imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg.

+ Localização

Confira mais fotos: